Uma solução perfeita e a mágica da arquitetura de interiores

A transposição de uma escada mal posicionada, no centro de uma sala,  foi o ponto de partida para o arquiteto Eduardo Schmidt operar uma completa mudança na área social de uma casa de 310m2 

Era uma vez uma escada mal posicionada, no centro de uma sala. A altura desproporcional a tornava incômoda a quem passava pelo ambiente, porém sua existência era necessária, já que apenas por esta escada se chegava aos cômodos do andar de cima. Mas se fosse colocada em outro ângulo do espaço, os moradores e seus visitantes podiam transitar livremente, sem preocupações. Um problema inusitado, não é mesmo? Pois foi exatamente assim que este projeto começou: com a intenção de mudar uma escada de lugar e melhorar a circulação. 

A família composta por pai, mãe e filha reside na casa, que soma 310 m2 de área construída. O trio, que curte recepcionar e hospedar familiares e amigos, precisava resolver a questão da escada, mas acolheu também uma transformação na área social. O arquiteto Eduardo Schmidt foi o responsável pela concepção da reforma dos ambientes e comandou a integração dos espaços de convivência. “Este projeto é muito peculiar, pois nasceu do desejo de trocar de lugar a escada que dá acesso ao 2º piso. Inevitavelmente os usuários batiam a cabeça na passagem por ela.

Era um ‘elefante branco’ no meio da casa, e nosso ponto de partida foi otimizar este  layout”, conta o profissional. Para que tudo obedecesse ao projeto em 3D apresentado inicialmente à família, peças de mobiliário, obras de arte, vasos e arranjos orgânicos foram cuidadosamente escolhidos na Masotti Floripa compondo uma ambientação cheia de personalidade, com muitos detalhes em madeira e base neutra, predominando os  tons de cinza, branco e fendi.

A cozinha e a sala de estar foram integradas. Uma sala de TV, anteriormente não utilizada, virou espaço de jantar. Neste ambiente, a mesa de refeições exibe na cabeceira a suntuosidade da poltrona Ávila. Caminhado um pouco mais pelo living, observa-se a mesa em laca branca, a poltrona Hans com acabamento em madeira Imbuia, a mesa lateral Mali preta, e as mesinhas, com tampo ebanizado e pés grafite, algumas das muitas belas peças Masotti que compõem o cenário. 

O sofá de ilha (Masotti), posicionado no centro do living, é um super astro. De um lado, a peça atua como um espaço para acomodar visitas ou assistir TV e, do outro, torna-se um espaçoso banco. O móvel, em sua versatilidade, possibilita que os convidados estejam bem instalados para interagir com os anfitriões que comandam a ilha gourmet, também ladeada pelas cadeiras Érica (Masotti) com pés palito, dando um arzinho retrô.

Os momentos de convívio entre a família e amigos ganharam mais comodidade com o living integrado e sua comunicação com a área de lazer externa. Lá fora, predominam as peças em corda náutica  - também do acervo Masotti, que resistem muito bem à ação do tempo e, por isso, são as favoritas para espaços abertos: sofá e poltrona Baobá fazem com a mesa, de champanheira ao centro, um casamento perfeito; cadeira Abba e mesa Alana, ambas de corda Rami dourada e alumínio fendi na estrutura, complementam o conforto necessário no espaço, que também conta com espreguiçadeiras de rodinhas à beira da piscina. Todas Masotti Floripa.

Outro ponto chave que ajudou a dar destaque  ao harmonioso espaço revitalizado pelo arquiteto Eduardo Schmidt, foi o projeto luminotécnico. Diversos circuitos foram planejados para possibilitar aos usuários diferentes tons de luminosidade - desde a claridade total até um clima mais intimista, à meia-luz. Também foram instaladas algumas sancas no teto responsáveis pela iluminação indireta. Esses detalhes reafirmam a intenção de tornar o lar dessa família ainda mais confortável e totalmente aconchegante.

Texto: Ingrid Bezerra para Casa de La Gracia Comunica

Fotos: Fernando Willadino

Confira a galeria de imagens:


COMPARTILHE :

Posts relacionados

Digite o termo de pesquisa e os resultados aparecerão abaixo