Um loft urbano, moderno e na medida certa para o bem viver

Morar perto do trabalho e diminuir o tempo de deslocamento entre a casa e o ambiente profissional aumenta, e muito, a qualidade de vida. Foi com este pensamento que o proprietário do Loft Delfino escolheu o endereço no centro de Florianópolis para ser seu lar. O apartamento de 53 m² de extensão, tem 35 m² correspondentes à área social e 18 m² que constituem a área íntima. Todo o espaço foi replanejado em 7 meses e, para isso, contou com a expertise do escritório Mariana Pesca Arquitetura.   A área social integra hall, sala de estar/ home TV, o espaço de jantar, a cozinha, lavanderia e ainda se estende a uma varanda com churrasqueira, pronta para o lazer, mas que também pode oferecer apoio à área de serviço. No piso superior, a suíte ocupa um ambiente mais intimista.

 O morador é um homem solteiro e sem filhos. Levando em consideração o estilo de vida dele e a metragem do loft, pensou-se em ambientes integrados e bem setorizados em suas funções para garantir a usabilidade e a ampliação dos espaços. Essa preocupação direcionou as tomadas de decisão de projeto. Exemplo: a mesa de jantar, quando não está em uso, serve como aparador para a TV e o bar. As cadeiras, ora estão no espaço de jantar, ora compõem o living. A black box setoriza visualmente o hall, a cozinha e a área de serviço, e camufla vários elementos desse espaço - como a lavadora e secadora de roupas - garantindo uma unidade visual mais clean e ampla. O preto e os  tons de cinza prevalecem na paleta de cores escolhida para criar um ambiente mais masculino. Em relação ao mobiliário, houve uma busca por peças curinga, que fossem flexíveis e atemporais. Uma delas destaca-se por sua cor e conforto: o sofá em couro caramelo. Esta peça, da Masotti Floripa, contrasta com as tonalidades sóbrias trazendo aconchego para toda a área social. Outro item cheio de charme e funcionalidade é a mesa de centro, também Masotti. Ela faz a ponte entre os tons escuros e a cor mais quente do sofá, em uma composição elegante e harmoniosa. 

 A iluminação foi trabalhada a partir de uma viga presente bem no meio da sala. Ela estabeleceu um norte para a distribuição dos spots de um lado e do outro, o que garante a ótima iluminação das obras de arte que decoram o espaço, e também do centro da sala. No restante do projeto luminotécnico a aposta foi em perfis de led e iluminação indireta. O foco é deixar tudo claro o suficiente, sem ofuscamento. 

 A escada entra em cena cheia de bossa. Seu desenho natural a torna quase que uma escultura no meio da sala. Os degraus foram revestidos com porcelanato que imita a madeira para trazer durabilidade, e a proteção lateral em vidro, além de extremamente resistente, é visualmente leve e contemporânea. A área íntima no piso superior segue uma estética urbana, presente na marcenaria do dormitório, nas louças do banheiro e em grande parte dos acessórios. A vista para a cidade está garantida na janela deste quarto minimalista, porém marcante já à primeira vista. 

Texto: Ingrid Bezerra para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Rafael Ribeiro Visuals

Confira a galeria de imagens:


COMPARTILHE :

Posts relacionados

Digite o termo de pesquisa e os resultados aparecerão abaixo