Moda e arquitetura em perfeita sintonia

Mobiliário solto da Masotti Floripa confere personalidade à área de convivência deste projeto de 185 m2

A sofisticação das grifes de luxo serviram de inspiração para a arquiteta Paula Ramos dar vida a este apartamento, em Florianópolis. O imóvel tem uma área de execução de 185 m2, com destaque para o living com cozinha em conceito aberto, conectado à varanda.  Chanel e Valentino são referenciados no projeto. No hall, as lembranças passeiam pela grife francesa, mas adentrando um pouco mais os outros ambientes nota-se aqui e ali a alusão ao estilista italiano. O casal de moradores manifestou desde o início o desejo por espaços que fossem clássicos, atemporais e marcantes. “O briefing repassado era de um projeto que não fosse datado e que primasse por pontos de sofisticação”, explica a arquiteta. Ela incorporou ao planejamento dos espaços também o desejo da dupla em reverenciar o universo da alta costura.

Os tons claros com detalhes em dourado pontuam a cozinha e o living. Já o preto, predomina no mobiliário do bar transmitindo um ar descolado e chique. E é neste espaço que está um ícone do design da era moderna: as cadeiras Platner (Masotti Floripa),  desenhadas pelo arquiteto e designer Warren Platner, em 1966. Ele fez de fios de aço uma coleção de mobiliário escultural que se tornou um clássico. A opção por estas peças com pontos em dourado deixou tudo ainda mais elegante. 

No living integrado, um convidativo sofá branco (Masotti). Em frente, a mesa de centro de formato orgânico com estrutura em laca e tampos em lâmina nogueira, e a televisão. Uma parede verde e a confortável poltrona Boom da mesma cor. Um espaço perfeito para receber os amigos e para momentos aconchegantes em família. Os oito lugares da mesa de jantar foram ocupados pelas cadeiras com estrutura em aço carbono golden e tecido bege claro  - perfeitas para as reuniões gastronômicas  e festivas. Na ilha gourmet, onde conversas agradáveis costumam acontecer em torno do preparo de pratos especiais, banquetas de estofado claro, com base em aço golden, conferem a comodidade necessária aos visitantes. Todos da Masotti Floripa. O cenário parece um sonho. Em cima, ao lado da coifa, uma referência a outro mago da alta costura: Christian Dior. 

Vestir e morar, duas necessidades humanas básicas, podem também ser demonstrações do lifestyle de alguém. Para isso é fundamental poder contar com bons profissionais, materiais e mobiliário de qualidade para personificar este estilo de vida. Saber o que se quer é outro ponto importante para que as expectativas sejam atingidas, e entre a concepção e a materialização do sonho, se entremeiam camadas de conceito e funcionalidade. Como disse Coco Chanel: moda é arquitetura, é só uma questão de proporção.

 

Texto: Ingrid Bezerra para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Fernando Willadino

Projeto arquitetônico: Paula Ramos

Execução da obra: Quared Engenharia

Confira a galeria de imagens:


COMPARTILHE :

Posts relacionados

Digite o termo de pesquisa e os resultados aparecerão abaixo