Conexão Raízes reúne arquitetos e designers em uma experiência de sustentabilidade

 
Terceira edição da ação, que aconteceu em Nova Petrópolis (RS),  é uma iniciativa da Dü Design BR e DÜ Design Florianópolis

Sabe aquela frase que diz que “na natureza nada se perde, tudo se transforma”? Na Dü Design essa máxima é levada a sério desde a sua fundação. E a escolha da espécie Uva do Japão como matéria-prima para a criação de peças de mobiliário é somente uma entre tantas iniciativas baseadas no Slow Design - movimento global que valoriza o artesanal, o consumo consciente e sustentável. E para apresentar a nova coleção da marca, a  Dü Design BR e a Dü Design Florianópolis deram asas à Conexão Raízes - uma experiência totalmente orgânica e sensitiva, que levou oito escritórios de arquitetura e design à fábrica da empresa, em Nova Petrópolis (RS).

Os representantes dos escritórios Calli Arquitetura, Bragaglia Arquitetos Associados, DuoTraço Arquitetura, Gabi Gugelmin Interiores, Soffitto, Studio 8, Théa Arquitetura e Tiago Machado Arquitetura fizeram uma verdadeira imersão pelo processo de produção das peças: desde conhecer a árvore Uva do Japão, provar seus frutos, acompanhar o beneficiamento da madeira, até conferir de perto a matéria prima transformada em peças de design,  assinadas pela designer Rejane Carvalho Leite.

Entre os lançamentos que os profissionais conferiram de perto estão a poltrona e o puff Porcini -  peças conceituais baseadas na consciência de uma conexão eco-orgânica para incorporar as formas ao espaço doméstico e ao estilo de vida. A silhueta das peças se parecem bastante com a de um cogumelo, e têm tudo a ver com uma novidade da Dü Design -  a recém-criada Dü Organics.  

Dü Organics: transformando substrato em alimentos

As sobras da madeira Uva do Japão, utilizada para a fabricação dos móveis, e os galhos que restam do corte dessas árvores já começaram a ser transformados em insumos para o cultivo de cogumelos. “Os galhos viram toras onde é inoculado o fungo do Shitake. Já os restos de madeira da fabricação de móveis da Dü são transformados em blocos de serragem homogeneizada, utilizada para o cultivo de outras variedades de cogumelos, como o Juba de Leão e o Shimeji”, explica Daniel Bauer, diretor comercial da Dü. Na alimentação ou em preparações medicinais, os cogumelos da Dü Organics vão movimentar o mercado local, incentivando dessa forma a economia circular, que associa o desenvolvimento econômico à preservação dos recursos ambientais. 

Slow Design: aposta sustentável 

A Dü Design se dedica constantemente ao estudo de possibilidades para reduzir o impacto ambiental provocado pela indústria moveleira. Um caminho bastante interessante – e com resultados positivos - foi a escolha da espécie Uva do Japão como matéria-prima para as suas peças. Hoje, a árvore, muito comum na região Sul do país, é considerada uma invasora por prejudicar a sustentabilidade do ecossistema local. Ou seja, ela é capaz de enfraquecer e tomar o lugar das plantas nativas. Depois de detectar que tal espécie era prejudicial, foram iniciados estudos sobre como usá-la para desenvolver as peças. De acordo com Daniel, foram feitos diversos testes de resistência e colagem – durante cerca de quatro anos. “Detectamos que havia excelentes características ali para a produção dos móveis", explica Daniel. Além disso, a estética da madeira é bastante atrativa: sua coloração combina facilmente com as mais diversas tonalidades. Isso garante uma leveza ímpar às composições. 

Texto:  Ingrid Bezerra para a Casa de La Gracia Comunica. 

Fotos: Fabiana Henrique

Confira a galeria de imagens:


COMPARTILHE :

Posts relacionados

Digite o termo de pesquisa e os resultados aparecerão abaixo