Bruna Sposito aponta técnicas infalíveis de home staging

Quer criar o imóvel dos sonhos? confira as dicas da arquiteta para encantar quem está à procura de um lar

Planejar ambientes para inspirar e mostrar toda a potência de um imóvel é uma verdadeira missão. Mas a boa notícia é que ela não é nada impossível. Um bom caminho para chegar a um ótimo resultado é apostar em um método chamado home staging. Tal conceito significa criar ambientes decorados para encantar compradores ou locatários em potencial, facilitando a venda e o aluguel desses imóveis no mercado. As técnicas podem ser aplicadas em um apartamento modelo, daqueles que ficam disponíveis para visitação em prédios em construção, ou até mesmo em locais que já estão prontos para viver. De uns tempos para cá, tem sido cada vez mais recorrente contratar profissionais para criar esses projetos de sonho. É uma forma eficiente de fazer com que a pessoa se imagine vivendo ali - olha só que estímulo para fechar muitos negócios!

Confira alguns dos projetos da arquiteta Bruna Sposito, do SUM + Studio - que utilizou as técnicas do home staging em imóveis da ACCR Construções, com o mobiliário da Masotti Floripa.

1 - Escolha uma paleta

2.jpg

As cores dão vida ao local, imprimem charme e personalidade. E, claro, isso não poderia ser diferente no conceito de home staging. Para Bruna, é essencial pensar em tons que vão conviver em harmonia nos ambientes. A dica é primeiro eleger as cores principais, ou seja, aquelas que regerão a decoração. Em seguida, equilibre com tonalidades neutras. "Coloque as determinantes em pontos específicos para dar mais identidade, como em quadros, almofadas, objetos de decoração e até na louça da cozinha", comenta. Segundo ela, a ideia é oferecer pequenas surpresas para o olhar, mostrando que aquele espaço foi pensado com cuidado e afeto.

2 - Menos é mais

Armários funcionais para os ambientes são imprescindíveis, afinal, as pessoas buscam praticidade em primeiro lugar. Aqui, a arquiteta planejou uma marcenaria composta por prateleiras e gavetas, elementos essenciais em banheiros. Nunca peque pelo excesso. "Você pode acabar criando um espaço caótico para se morar", alerta Bruna. E isso pode afastar interessados. Coloque apenas o que é necessário para uma pessoa viver. Em primeiro lugar, escolha os elementos de acordo com os setores existentes. É necessário, por exemplo, haver locais para descansar, se alimentar e, obviamente, se higienizar. Nesse sentido, a arquiteta elenca alguns móveis/elementos essenciais: "sofá, cama, cozinha completa (com mesa e cadeiras), armário nos banheiros e um espaço para guardar as roupas". Especifique também complementos importantes para dar mais conforto e sentido, tais como mesas de cabeceira, rack para a TV e estantes.

3 - Otimize o espaço

Versatilidade deve ser o ponto de partida em projetos do gênero. Neste quarto, a profissional criou uma pequena bancada fixa que pode ser utilizada tanto para trabalhar quanto para se maquiar. Para valorizar a metragem, Bruna sugere pensar em móveis versáteis. "Que tal, por exemplo, uma mesa de jantar que possa ser usada como ambiente de trabalho?", ressalta. Para isso, é preciso pensar em soluções que atendam às duas funções. "Coloque cadeiras mais confortáveis e pense em uma posição que faça sentido para ambas", ressalta. Ou, então, uma mesa de cabeceira que possa "andar" pelo imóvel para servir de apoio nas confraternizações?

4 - Pano de fundo neutro

Decorado 5.jpg

Ter um pano de fundo neutro é a tela em branco ideal para pincelar elementos vibrantes, sem pesar. Nesta sala, Bruna deu vida ao acrescentar vasos na tonalidade laranja. Pense nos ambientes como um quadro. O ideal é que o pano de fundo tenha sempre tonalidades neutras para que você possa ir pincelando elementos coloridos. Dessa forma, o equilíbrio vem e você garante que a casa se torne um refúgio, um local de descanso.

5 - Deixe a arte entrar

Decorado 4.jpg

Quadros dão aconchego e personalidade à casa. Olha só como a luminária escolhida por Bruna ajuda a destacá-lo e ainda cria um clima intimista. Busque saber quem está à procura do imóvel - se há um comprador em potencial ou algum perfil específico. Essas informações são valiosas para que você possa trazer um elemento muito importante para dentro: os quadros. É fundamental que esse elemento transmita a cultura do morador de alguma forma, criando mais empatia e favorecendo a conexão entre o lar e as pessoas.

6 - Tecidos devem durar

Tecidos duráveis são essenciais em projetos decorados - e há diversas opções sofisticadas no mercado. Nesta sala, a poltrona especificada pela arquiteta alia beleza, requinte e resistência. Opte por materiais fáceis de lavar, sobretudo em cadeiras, banquetas, sofás, tapetes, colchas e almofadas, entre outros itens. Evite aqueles que fazem as temidas "bolinhas" ou rasguem facilmente. Bruna sugere o uso de linho sintético e tapetes com poliéster. "Existem opções maravilhosas e impermeáveis", diz.

7 - Aposte em bons eletrodomésticos e afins

706B_04_alta.jpg

Vá além do básico nos eletrodomésticos. Bruna ressalta que apostar em peças que dão conforto e praticidade podem chamar a atenção de possíveis compradores. Uma cozinha superequipada, como a deste projeto planejado por ela, é um chamariz e tanto. Claro que precisamos de itens básicos, como geladeira e fogão. Mas uma boa pedida é rechear a casa também como outros elementos que facilitam a vida dos moradores, como secador de cabelos, mixer, liquidificador e até uma cafeteira. "Sem dúvidas, são peças-chave para agradar o futuro morador", ressalta Bruna.

E mais: Bruna explica ainda que para chegar a concepção destes projetos fez um estudo elencando quais seriam as necessidades básicas para um novo morador ocupar imediatamente o imóvel. Depois criou uma lista de estratégias. Dentre elas, qual a parte que receberia maior investimento (acabamentos, mobiliário solto, planejados, eletros…)?

E por fim, fez uma pesquisa de consumidor linkando com a cultura do próprio local onde o imóvel está inserido.

 Mobiliário Masotti: 

Poltrona Soho  - by Rodrigo Delazzeri

 Sofá Austin - by Estúdio Estobel

 Mesa Jantar Chess - by Ibanez Razzera

Cadeira Jantar Luci - by Studio Pollus

Mesa Lateral Pin  -  by Plataforma 4

 

 

Texto: Juliana Duarte para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Débora Junk

 

 

 

Confira a galeria de imagens:


COMPARTILHE :

Posts relacionados

Digite o termo de pesquisa e os resultados aparecerão abaixo