Projeto imprime personalidade ao espaço de morar

Versatilidade. A característica que define o espaço de morar dos novos tempos é elevada à potência neste apartamento da Grande Florianópolis. Ele foi planejado pela Calli Arquitetura para expressar a multiplicidade de usos dos ambientes e, especialmente, as diferentes vertentes de seus moradores, atendendo a satisfação do anfitrião de cozinhar em encontros entre amigos, o prazer da anfitriã de preparar a mesa e a ambientação de cada recepção, o aconchego do casal em uma sessão de cinema com os filhos e os momentos de introspecção diante da privilegiada visão do mar. 

Com 158 metros quadrados, ampla área social, varanda e três suítes, este apartamento contemplou as necessidades de morar da família. Já a ambientação, materializou o que eles desejam para um lugar para se viver. Adquirido em planta, este apartamento foi milimetricamente planejado pelos arquitetos Silvana Margarin e Rafael Caramori para atender ao casal, com dois filhos pequenos, de 7e 5 anos, e um cachorrinho de estimação. Receber, ter conforto e ter espaço. Essas eram as expectativas deles para a nova residência da família, além de soluções personalizadas e elementos carregados de significado.

O projeto de arquitetura de interiores foi iniciado ainda durante a construção do empreendimento, o que permitiu a adequação da planta para resolver uma importante necessidade do casal: a criação de uma despensa. Ela costuma preparar doces e bolos para a família. Ele dedica-se aos assados e a pratos elaborados nos frequentes encontros gastronômicos que costumam promover entre amigos. É por isso que a cozinha recebeu atenção especial. 

Confortável elegância

Como a sensação de amplitude era desejada, a cozinha foi totalmente integrada à área social, assumindo protagonismo nos jantares com amigos. A península recebeu bancada mais larga, para permitir a acomodação de convidados. Desenhada por Rafael Caramori, a mesa da sala recebeu estrutura metálica e acabamento com a mesma laminação amadeirada especificada para o mobiliário. No seu entorno, cadeiras Kiara com acabamento em couro, da Masotti Floripa.

A área social foi revestida por espelhos – que potencializam a amplitude – e por ripados de madeira natural, de Tauari, tanto no forro como nas paredes, que proporcionam a sensação de aconchego desejada e carregam o espaço de personalidade. Os sobretons da paleta cromática alinham os acabamentos, os materiais, representando escolhas pautadas na elegância, no refinamento e, especialmente, no conforto. A sala de estar recebeu sofá do designer Maurício Bonfim  e poltronas Breeze, ambas da marca Feeling, vendidas pela Masotti Floripa. 

Na sacada gourmet é onde costumam fazer as refeições do dia a dia e também saborear petiscos no final da tarde, contemplando o visual do mar. Equipado com churrasqueira, o local também é utilizado para receber amigos, com mesa de jantar desenhada por Rafael e executada por um artesão de São Bento do Sul. Na ambientação, brilha o sofá e a poltrona Baeza, assinados por Ibanez Razzera para a Modalle e fornecidos pela Masotti Floripa. Acervo dos moradores e lembranças de viagens estão entre os objetos decorativos, em uma ambientação singular, complementadas por obras de arte selecionadas, como a “Esperando” do premiado artista paulista Nazareno Rodrigues, curador e consultor em artes plásticas, e obras carregadas de significado de Rubens Ianelli e de Luiz Martins. 

 

Fotos projetos: Rafael Ribeiro Visuals

Fotos pessoas: Gabi Gauzi Photos

Texto: Assessoria de imprensa Calli Arquitetura

Rede social: @calliarquitetura / www.calli.com.br

Confira a galeria de imagens:


COMPARTILHE :

Posts relacionados

Digite o termo de pesquisa e os resultados aparecerão abaixo