Integração social elegante e contemporânea

A vista do apartamento, debruçado sobre o premiado parque linear que encanta os moradores do bairro Córrego Grande, em Florianópolis, foi a inspiração inicial da arquiteta Fabiana Heidemann, do Studio Fabiana Heidemann, ao preencher o espaço de pouco mais de 100 metros quadrados com uma cuidadosa seleção de peças contemporâneas. O casal de proprietários - ele é formado em Gastronomia e ela, Farmacêutica - adora cozinhar, escolher um vinho e, quando possível, receber amigos e familiares para pequenos encontros recheados de comida boa e papos agradáveis.

“O principal desejo deles era ter uma ilha integrada à área social para que, além da praticidade, a funcionalidade do dia a dia também se destacasse. E por ser um espaço de bastante circulação, a decoração aposta em cores discretas, revestimentos atuais e um mobiliário que atende a todos esses desejos”, aponta a arquiteta. Ao mimetizar a porta de entrada em um painel ripado de madeira, Fabiana garantiu amplitude ao ambiente. Com isso, as peças do mobiliário ganharam ainda mais destaque, como o Aparador Brendon (Masotti), feito em carvalho natural, que separa o living do estar.

E é neste aparador onde repousam as esculturas Cachorro (também encontradas na Masotti Floripa), confeccionadas em madeira - material dominante no projeto -, e assinadas por Marcos Paulo de Sertânia. O trabalho do artista é inspirado na Cadela Baleia, do clássico livro Vidas Secas de Graciliano Ramos, e se tornou o centro das atenções do projeto. Impossível passar despercebido diante das longilíneas peças esculpidas. 

_B3A3058.jpg

Para Fabiana, a escolha do mobiliário é um dos processos mais imersivos desta caminhada rumo ao projeto ideal: “E para além do desejos dos clientes, as peças devem trazer consigo elegância, materiais de bom gosto e qualidade, assim como tecnologia voltada para o bem-estar de quem vai usufruir dessas criações por muitos e muitos anos”, completa. Outra escolha de visibilidade no apartamento é o Carro Bar Axys, com design de Ibanez Razzera (Modalle/Masotti). Estruturado em alumínio com madeira Teca, o móvel, além da beleza, carrega a praticidade da mobilidade. Sua funcionalidade permite que ele circule livremente pelos espaços tanto como objeto de decoração como auxiliando nas demandas habituais.

Os já citados painéis ripados e vazados de madeira - em contraste com as outras tonalidades do projeto como madeira, cinza claro, branco e alguns detalhes em preto e grafite - ainda escondem sapateiras e um cabideiro. No momento em que vivemos socialmente, nada mais atual do que um local para deixar bolsas, sapatos e casacos. E mais: com essa integração criada pela arquiteta, os moradores conseguem higienizar suas peças no tanque ou já colocar na máquina de lavar assim que adentram o apartamento. 

*Os vasos e objetos de decoração são todos da Masotti Floripa

Fotos: Mariana Boro

Texto: Cristiano Santos para Casa de la Gracia Comunica

Confira a galeria de imagens:


COMPARTILHE :

Posts relacionados

Digite o termo de pesquisa e os resultados aparecerão abaixo