Mix equilibrado de referências pontuam projeto da arquiteta Franciele Fantini

Uma paleta neutra com base em tons de cinza, pinceladas em preto para gerar contraste, e a escolha por revestimentos especiais, dão o toque de sofisticação a este living de 55 m2, criado pela arquiteta Franciele Fantini, do DuoTraço Arquitetura. Para este imóvel que fica em São José, na Grande Florianópolis, a arquiteta apostou em referências clássicas e contemporâneas, que conversam em total sintonia, agradando em cheio aos moradores.

Este mix muito bem equilibrado entre o tradicional e o moderno pode ser observado no living - composto por hall, salas de jantar e de estar, e um pequeno espaço gourmet. Nele, os elementos clássicos aparecem no uso dos cristais e do dourado, a exemplo dos dois pendentes sobre a mesa, nos tecidos aveludados e no design de uma peça chave do espaço, a mesa de jantar. Os pés do móvel, que pode ser revertido em uma mesa de bilhar, são uma releitura dos pés cabriolet, característicos da época de Luís XV.  Para compor com a grandiosidade da peça, a arquiteta optou pelas cadeiras Mona e, nas cabeceiras, quebrou a monotonia do conjunto com as cadeiras Alba, em couro sherwood preto e ponteiras douradas. Todas da Masotti Floripa.  

Já o mood contemporâneo se expressa fortemente no uso da marcenaria sob medida, com suas linhas retas e limpas. O estilo também aparece no conforto do sofá em couro pérola fosco (Masotti), com dispositivo reclinável elétrico, extremamente prático e funcional. A cristaleira especialmente desenhada para o projeto, o uso de pedras naturais, como o granito preto escovado, a  dupla de mesas laterais Oca, as banquetas Parma, com encosto em palha natural, e as poltronas Abraço, forradas com tecido verde floresta, também enchem de frescor este living com cozinha integrada.

Outro elemento que se sobressai é a composição das mesas de centro Colombina sobre o tapete Nature Debrum. As peças são de Dü Design e produzidas com a madeira da espécie Uva do Japão. As banquetas giratórias Liz acomodam confortavelmente quem não quer perder nada na cozinha. E é neste espaço que foi utilizado um revestimento que, no momento da compra, já havia saído de linha, mas a arquiteta conseguiu que fosse produzido especialmente para este projeto. “Estas peças, com certeza, deram o toque especial à composição”, comemora.  

O jardim vertical foi um pedido presente desde o início do briefing: um desejo de trazer o verde para dentro de casa. Ao mesmo tempo, havia receio quanto à manutenção. “Tem-se atualmente uma série de recursos de irrigação para jardins em ambientes fechados e, neste, o escolhido foi um sistema de automação controlado por aplicativo e que pode ser acessado remotamente,” explica a profissional.  Mesmo que os moradores estejam do outro lado do mundo, eles não precisam se preocupar com as regas das plantas. Não é o máximo?

*Neste projeto o mobiliário solto da Masotti está presente em toda a extensão do imóvel. 

 

Texto: Ingrid Bezerra para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Fernando Willadino

Confira a galeria de imagens:


COMPARTILHE :

Posts relacionados

Digite o termo de pesquisa e os resultados aparecerão abaixo