III Talk Trends Masotti reúne cerca de 80 profissionais em torno do tema "gestão de escritórios"

De maneira didática e bem humorada o consultor e arquiteto Ricardo Meira, convidado do III Talk Trends Masotti, falou sobre como os arquitetos e designers podem aprimorar o trabalho que desenvolvem em seus escritórios

Com o mercado aquecido, arquitetos e designers de interiores têm buscado cada vez mais  se especializar. Além de constantemente estarem agregando conhecimento para dar vida a projetos que proporcionem experiências exclusivas aos seus clientes, outra preocupação diária faz parte das suas rotinas: a gestão de seus escritórios, pois a decisão de empreender pode ser bastante desafiadora, ainda mais para quem não tem familiaridade em gerenciar uma empresa.  

Para orientar estes profissionais, o Talk Trends Masotti recebeu o arquiteto Ricardo Meira, considerado um dos maiores especialistas no país em gestão de escritórios de arquitetura e de design de interiores. Meira é graduado, mestre e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UnB e coordena a pós EAD em Gestão de Escritórios de Arquitetura do IPOG. 

Nesta terceira edição a conversa foi em torno do tema "Investir na gestão do escritório também é um ótimo projeto ". O encontro, que reuniu cerca de 80 profissionais, aconteceu na Masotti Floripa, no Shopping Casa e Design. Rogério Lemos, diretor da Masotti Floripa, comemora a retomada da iniciativa, que tem como propósito oferecer conteúdo de valor para os clientes especificadores. “O intuito do Talk Trends Masotti é abastecer de mais informação e conteúdo os profissionais  que estão à frente de escritórios de arquitetura e design. Criamos o talk em 2019, quando tivemos duas edições, e conseguimos retomar neste ano após flexibilização das medidas restritivas impostas pela pandemia. Chegamos a terceira edição com a sensação de missão cumpirida, pois quem participa elogia a iniciativa e, principalmente, o conteúdo direcionado para o aprimoramento do planejamento dos escritórios.”, comenta Lemos.  

IMG_0029.JPG

Rogério Lemos e Katy Zinke, proprietários da Masotti Floripa com o palestrante Ricardo Meira

Confira os ensinamentos para gerenciar escritório de arquitetura com sucesso compartilhadas por Ricardo, também co-criador do programa Gestão Fora da Caixa:

Profissionalização

Empreender é um caminho comum entre os profissionais da área, exigindo habilidades que vão além do conhecimento técnico. O especialista reforçou a importância de profissionalizar a gestão do escritório para assegurar o sucesso do negócio próprio, independente do porte e segmento de atuação. "Não adianta ter talento para projetar se você não tiver conhecimentos gerenciais sólidos. Falta a alguns profissionais o conhecimento necessário para enxergar seu escritório como o que é de fato: um negócio.”, argumenta Meira.  

 

Precificação 

A precificação inteligente de projetos de arquitetura e design é essencial para promover uma gestão eficiente na prestação de serviços. Para precificar corretamente, é preciso considerar questões como o custeio do projeto, seu posicionamento diante da concorrência e o valor percebido do serviços pelos clientes. “Profissionais de arquitetura e design de interiores têm dificuldade em vender seus serviços. Isso se deve à incapacidade de entender o trabalho como um negócio e encontrar o preço justo por aquilo que se propõe a fazer.”,  alerta. 

 

Valorização 

Para que o trabalho desenvolvido pelo escritório seja devidamente valorizado e reconhecido, é necessário investir em diferenciais, como excelência e inovação na prestação dos serviços. “Quando não valorizamos nosso próprio produto, o mercado também não valoriza. Vivemos o paradoxo de sermos admirados, mas desvalorizados.”, pontua.

 

Gestão

Oferecer bons serviços e ter um negócio bem administrado são atributos complementares. Há uma chance muito maior de sucesso quando combinadas as duas características, criando um ciclo virtuoso que atrai mais e melhores clientes. “Investir em gestão faz com que sobre mais tempo e energia para fazer aquilo que mais amamos: criar.", destaca Ricardo.

 

Texto: Bianca Escrich para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Ângelo Santos

Confira a galeria de imagens:


COMPARTILHE :

Posts relacionados

Digite o termo de pesquisa e os resultados aparecerão abaixo