Bem-estar e aconchego orientam a décor de 2021

Objetos que remetem a memórias afetivas e histórias estão inseridos na decoração. O vaivém passado, presente e futuro aparece em roupagens retrô ou remaster, as conhecidas reedições.

 Se há um ganho certamente a atribuir ao desafiante 2020 é que nossos interiores estão mais acolhedores do que nunca. E é valorizando o bem-estar dentro de casa que 2021 acenou os caminhos para a décor com tendências já apresentadas em feiras nacionais, internacionais e que já chegaram à Masotti Floripa, do Shopping Casa e DesignOs elementos da natureza adentraram os ambientes para não mais sair. “A relação do interno com o externo está cada vez mais ligada. Pessoas que moram em apartamentos mais compactos estão buscando ter plantas dentro de casa ou mesmo se não dá para tê-las, usam papéis de paredes ou quadros que remetem à natureza. E a iluminação natural está muito valorizada. A gente quer realmente ter essa conexão com a rua, com o externo”, pontua o arquiteto Marco Antonio Medeiros.

Outro tópico em alta é a preferência pelos ambientes integrados para o melhor uso coletivo. “A gente quer deixá-los amplo e ao mesmo tempo mais aconchegantes. Também está unificando várias funções dentro da casa, para ter uma sensação de bem-estar maior”, completa o arquiteto. Ele aposta no espaço definitivo para o home office nas residências, independente da volta ao trabalho presencial, e em peças como os bar cart, os resgatados carrinhos de chá, e os biombos.Também segue em 2021 a proposta de valorizar materiais naturais como pedra, madeira e revestimentos de palha.

Comum no mobiliário da década de 1950 e 1960, a palha, aliás, domina essa temporada, aparecendo em móveis como nas mesas de cabeceira. Compõe ainda com madeiras mais claras, também em alta. Outro ensinamento do ano passado que impactou os ambientes é a busca do essencial. Por isso objetos que remetem a memórias afetivas e histórias estão inseridos na decoração. O vaivém passado, presente e futuro aparece em roupagens retrô ou remaster, as conhecidas reedições.

Acompanhe seis tendências para este ano:

  1. Estilo anos 1980:

O décor sempre borrou a fronteira do tempo e neste ano não foi diferente para resgatar o mobiliário escultural dos anos 1980. Cores ousadas, superfícies brilhantes, vidro e laminados evocam os móveis daquela década. Suas linhas e combinação estão de volta ao convívio em peças como sofá e poltronas, um toque decididamente retrô e moderno chique aos nossos espaços. Atentem-se a essas poltronas com pegada retrô em veludo verde, cor e material também celebrados nos anos 1980.

  1. As formas arredondadas

Os móveis angulares e linhas retas nunca saem de moda, mas 2021 está de olho na suavidade das curvas, emprestadas às poltronas e sofás. É fácil de se habituar ao efeito suave que dá na sala e, claro, à sua ergonomia. Prova disso é  essa poltrona da Dü Design, que marca presença no corner da Masotti.

  1. Peças e mobiliários multifacetados 

Atender a mais que uma função também é uma característica presente nas peças de 2021. Estão na lista móveis retráteis, híbridos, que atendem a outros usos e ainda podem compor em ambientes também distintos. Se home office foi a palavra-chave de 2020, adaptar-se com estética e conforto a essa realidade também, principalmente porque nossa casa virou também cenário de sala de reunião.  Que tal esse aparador que vira mesa de trabalho no próximo meeting?

  1. Madeira clara

Os móveis em madeira estão mais claros em 2021. Essa paleta neutra lembra o design escandinavo e nórdico e remete à simplicidade e funcionalidade. Essa mesa de cabeceira reúne duas tendências: a madeira clara e a palha.

  1. Texturas em alta

Tramas mais grossas e materiais com textura saíram do mundo fashion e entraram definitivamente no design de interior. O apelo visual  desses tecidos mais rugosos já é uma boa razão para mantê-los nos espaços. Linho grosso, sisal, jeans, lona, canelados e os tecidos boucle estofam sofás, poltronas, cadeiras e conferem uma elegância atemporal. Vale até um reencontro com o estilo  Wabi Sabi, que enxerga a beleza na simplicidade, na impermanência e na imperfeição. Essas tramas com ar de ‘usado’ estão em alta. O tecido texturizado aparece na poltrona cinza com pés finos.

  1. Vintage

Neste ano, outra tendência são as peças com história e personalidade ou que nos embala em memórias afetivas. Souvenir é uma boa palavra para definir esses malotes que encaixam perfeitamente na proposta do estar de 2021.  

 

Texto: Dariene Pasternak para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Fernando Willadino

COMPARTILHE :

Posts relacionados

Digite o termo de pesquisa e os resultados aparecerão abaixo