Arquiteta Gabriela Zamparetti destaca as formas orgânicas ao criar vitrine contemporânea e atemporal

Projeto dá o start aos espaços assinados Masotti Floripa 2022

As formas orgânicas e suas representações naturais, sem configurações pré-definidas e com seus contornos irregulares foram a base da criação da arquiteta Gabriela Zamparetti na assinatura da Vitrine Masotti Floripa desta temporada, projeto apresentado ao público no Shopping Casa & Design, em Florianópolis.

“A questão das formas orgânicas é uma tendência forte que está no mercado da arquitetura já faz algum tempo. Vêm de todo um ciclo depois de termos passado por um período de pandemia, onde tínhamos linhas mais retas, cores mais sóbrias, pesadas. Depois de tudo o que aconteceu, acredito que a gente queira leveza, algo que nos permita circular pelos ambientes de forma mais alegre”, define Gabriela.

IMG_8886.jpg

Batizada de Vivere Contemporaneo, a vitrine pensada pela arquiteta reúne de maneira integrada o living com um pequeno jantar agregando ainda um espaço perfeito para receber amigos e familiares. “Uma das premissas do projeto foi pensar um ambiente moderno e aconchegante, com uma cara contemporânea e, ao mesmo tempo, atemporal. O grande lance é a questão da proporção, de sabermos dosar, usar e ousar para ter a graça”, revela a arquiteta, destacando também a forma do mobiliário.

A valorização na detalhista escolha do mobiliário começa com a mesa de jantar TUB, com tampo orgânico e base em Carvalho Ivory, assinada pelo Studio Mooringa, a mesma grife criadora da cadeira Slim, com base em aço carbono chumbo e estofado revestido em tecido. As cores neutras das peças contrastam com os recortes coloridos e assimétricos do tapete.

Dando sequência a esta organicidade definida por Gabriela, um dos destaques imponentes na vitrine é o sofá Acorde, modular e revestido em tecido, acompanhado do conjunto de mesas de centro Drop, novamente assinado pelo Mooringa, também com acabamento em Carvalho Ivory. A versão escura de mesmo nome funciona como ponto de apoio ao lado do estofado. Outro ponto de cor entre as escolhas mais sóbrias são as poltronas Volpi, feitas com base em aço carbono e estofados revestidos em couro natural na cor vintage mostarda. Giratórias, as peças permitem que os convidados circulem com mais liberdade pelos ambientes.

Gabriela complementa a decisão das cores: “A paleta vem em tons mais claros e neutros, com toques de cor, para trazer essa leveza de um novo momento que estamos vivendo. Temos que trazer também para dentro de nossas casas”.

Para completar, entre as poltronas de couro repousam os pufes Mush, tapeçados revestidos de tecido e assinados por Ale Alvarenga. Como apoio do ambiente e outra peça de iluminação no espaço está o buffet Masotti, em laca preta fosca e revestido em espelho bronze bisotado. Na continuação dos desejos de Gabriela, uma das paredes foi revestida em madeira - trazendo o aquecimento - e outra em tecnocimento, garantido a modernidade e a leveza.

“Pensamos em ambiente atemporal, que daqui há muitos anos a pessoa olhe e veja que fomos ousados, tanto no painel, na parede, nos móveis. Mas que continue olhando para aquilo e que continue de bom gosto”, finaliza.

 

Texto: Cristiano Santos para Casa de la Gracia Comunica

 

Fotos: Fernando Willadino

Confira a galeria de imagens:


COMPARTILHE :

Posts relacionados

Digite o termo de pesquisa e os resultados aparecerão abaixo